Há dias em que as pessoas que cruzam a rua não têm rosto. Surgem por detrás do fumo de tabaco dos cigarros que não fumo, em passo lento. O autocarro chega à paragem de sempre e elas descem. A rua, ao fundo, desenha-se vazia. Há uma rapariga de rosto tão transparente como os outros que pára na montra, olhando para o seu reflexo. O vestido de tecido ordinário revela o corpo atarracado. Os olhos grandes, sem maquilhagem ficam colados ao vidro da montra. Há um homem de fato excessivamente largo que passa por detrás. O pedinte senta-se no alpendre enquanto afaga o cão de pêlo curto e ralo. Há uma criança de mão dada a uma mulher de cabeça glabra coberta por um lenço. A criança ganha um rosto enquanto come as bolachas que se esboroam na calçada. A mulher de lenço baixa os olhos enquanto afasta com a biqueira do sapato as migalhas de chocolate. Isso faz-te mal aos dentes. A criança sacode as migalhas de chocolate do canto da boca. Do outro lado da rua o homem de fato largo atende o telemóvel enquanto os seus olhos se tornam pequenos e verdes. A rapariga do vestido ordinário ajeita o cabelo pintado de louro. Há dias em que as cores correm num tempo diferente das vidas. Há dias em que a estória é apenas o papel atrás dos meus olhos.
Bolachas de chocolate com morangos secos
100g de chocolate em barra
150g de manteiga
60g de cacau em pó
200g de açúcar
2 ovos
1 colher chá de baunilha
225g de farinha sem fermento
1 colher de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de sal fino
200g de morangos secos
Derreta o chocolate com a manteiga em banho maria e deixe arrefecer. Entretanto misture o cacau com o açúcar e adicione, batendo bem os ovos, um a um. Adicione de seguida a baunilha e a mistura de chocolate e manteiga. Depois junte farinha, onde previamente misturou o fermento e o sal. Adicione os morangos finamente picados. Faça um rolo com a massa, embrulhe em película aderente e leve ao frigorífico durante pelo menos uma hora. Corte o rolo em fatias de cerca 0,5cm e leve ao forno previamente aquecido a 200º durante 10-15 minutos.
13 comentários:
Tal como numa pintura impressionista... deparei-me com estes personagens a vaguearem lentamente pela rua!
Enquanto o país se esboroa na própria calçada, as tuas estórias, com mais ou menos cor, vão-nos trazendo cheiros familiares.
Gostei muito!
:*
No outro lado da folha
qual é o nosso papel?
Resistir é preciso
A força das suas palavras, de tão reais, levaram-me a viajar pelas ruas deste país à beira do precipício.
Aviso: A Martinha, a Brites, o Sebastião, eu próprio e os meus convidados de hoje lá no CR ( Isabel e Frederico) decidiram, por unanimidade e aclamação, eleger este blog como "Blog da semana". A partir de amanhã, lá no CR
Cristina,
andei a procurar o Come Chocolates no wordpress, e por isso só agora aqui cheguei.
Uma confeitaria cheia de coisas boas e estórias muitíssimo bem escritas.
Volto em breve para mais doces e dois dedos de conversa.
Um abraço
E como é que fazes estas fotos tão inspiradas?!
Carlos:
Obrigada!
abraço
Blonde, não sei se são inspiradas, mas um pouco suadas, isso são ;)
rostos e estórias a que vais dando vida.
gostei!
beij
Consigo ver os personagens em acção enquanto mordisco uma bolacha, sacudo as migalhas e sigo para o post seguinte ;)
Bj
Rostos transparentes desenhados por olhos cheios de cor. Obrigada.
Olá, que bom aspecto! vou experimentar :-) mas sabe onde posso encontrar morangos /frutos vermelhos secos? já tentei em vários sítios e não encontrei..
Olá Anónimo(a)
Estes morangos costumo compra-los no Pingo Doce, mas já há algum tempo que não os vejo por lá...
Enviar um comentário