segunda-feira, outubro 3

O senhor Gregório

Todas as quintas, o senhor Gregório jantava lá em casa. Cecília, sabia que era dia de torta de laranja, a preferida do pai. Mas a mãe, às quintas, derretia metade de uma barra de sucedâneo de chocolate, que sabia a alfarroba, para dentro da molheira lascada na borda. O que fazia as delícias do senhor Gregório, que sorria deleitado para a mãe, enquanto o Gregoriozinho, seu afilhado lhe ensopava a fatia de torta com o suposto molho de chocolate. O senhor Gregório pegava na colher deixando os botões de punho de ouro espreitarem por debaixo das mangas do casaco que nunca tirava. Um belo par de botões comprados com o lucro da funerária. O pai deixara-lhe uma drogaria, mas o envelhecimento da vila e a sagacidade para o negócio tinham-no levado a mudar de ramo. O senhor Gregório era um homem sério, de sorriso discreto e olhos de um azul aguado sobrenatural. O seu carácter era tão irrepreensível quanto os fatos de risca de giz que vestia todos os dias. Mesmo às quintas-feiras à noite. Quando a campainha tocava, o pai que estava sempre sentado no sofá do canto fingindo que procurava emprego no jornal, erguia os olhos e dizia com a mesma indolência com que se movia por entre as divisões da casa. Júlia, vai ver quem é. Júlia, a mãe, sabia quem era. E por isso tirava rapidamente o avental e ajeitava o cabelo curto no espelho da entrada. Chama o Gregoriozinho porque o padrinho chegou, ordenava com ar ansioso. Cecília chamava então o irmão, que descia ruidosamente as escadas rebolando os olhos azuis aguados. E  perguntava-se mais uma vez, enquanto o senhor Gregório sorvia a torta em silêncio, porque razão o irmão teria uns olhos iguais aos do padrinho.



Duo de laranja e chocolate



Para a base de laranja:
6 ovos
200g de açúcar
200ml sumo laranja
raspa de duas laranjas
1 colher de sopa de maisena

Misture os ovos com o açucar, junte a raspa  de laranja e a maisena diluída no sumo de laranja. Deite numa forma de aro, redonda, untada com manteiga e forrada com papel vegetal. Leve a forno pré-aquecido a 160º, durante 35 minutos. Deixe arrefecer completamente sem desenformar.


Para o creme de chocolate
200g de chocolate ( 70% cacau ou mais)
100g manteiga
100g açúcar
4 ovos
5 folhas de gelatina

Derreta o chocolate com a manteiga em banho Maria. Junte a esta mistura as folhas de gelatina previamente demolhadas em água fria e mexa até dissolver totalmente. Bata as gemas com o açúcar até obter um creme bem espumoso e junte ao preparado anterior. Bata as claras em castelo bem firme e envolva-as cuidadosamente no creme de ovos e chocolate. 
Deite o creme por cima da base de laranja e leve ao frigorífico durante umas seis horas. Desenforme cuidadosamente, retirando o aro da forma.





7 comentários:

Claudia Sousa Dias disse...

Hummmm...porque seria?!


Aposto que a culpa é da torta de laranja com molho de chocolate...



csd

mfc disse...

Sherlock Holmes diria...

"Elementar, meu caro Watson!"

Unknown disse...

Parece delicioso :)


http://buffetleiria.net


buffetleiria@gmail.com
buffetleiria@buffetleiria.net
918887470

Unknown disse...

Parece delicioso :)

http://buffetleiria.net


buffetleiria@gmail.com
buffetleiria@buffetleiria.net
918887470

manas&companhia disse...

Nos últimos dias, tem me apetecido algo com esta combinação. Mas nada, do que encontrava, me "enchia as medidas"! Felizmente, vim aqui parar... Um blogue que combina duas áreas de que gosto: comida e contos...
Parabéns! Vou acompanhar mais vezes!
ju

Beth Martins disse...

excelente sobremessa, parbens , chocolate com laranja é casamento perfeito.

Bom fim de semana

manas&companhia disse...

Já fiz! Excelente... Adaptei à bimby, por comodismo. A combinação de chocolate com laranja resulta muito bem!
bjs
ju

http://manasecompanhia.blogspot.com/2011/10/duo-de-laranja-e-chocolate-ju.html