sexta-feira, julho 6

Espero por ti em Agosto




A época das cerejas está no fim. Lembro-me do tempo em que fazíamos brincos com elas. Cuidado que manchas o vestido, gritavam as mães. Lá fora, a ladeira de granito que subia até à igreja e os vestidos justos no peito que teimava em crescer apesar das tranças arranjadas para a catequese. Olha que sujas o vestido. E as asas, feitas de arame e tule ordinário, as asas que nesse tempo pensávamos ser imensas.  O cheiro a aguardente do café da associação abafava o perfume a alfazema que a tua tia trazia de França. A época das cerejas está a chegar ao fim. Queria guardar-te algumas no regaço. Na saia do vestido de anjo. Olha  que manchas o vestido. Imagino-te do outro lado do Oceano, a enrolares o português que esqueceste. Foste daqui doutora de mãos vazias. Vens a caminho desde a ultima vez que cá estiveste. O sino da igreja na lentidão do calor da tarde. As nódoas vermelhas que tentávamos esconder por debaixo do missal. Olha que sujas o vestido. A época das cerejas está a chegar ao fim. É sinal que chegas em breve. Espero por ti em Agosto.

Cerejas em calda de brandy



750g de cerejas descaroçadas
200g de açucar
2,5 dl de água
1 dl de brandy

Leve o açúcar e água num tachinho até fazer ponto de pérola. Junte as cerejas e 50 ml de brandy e deixe ferver por 10 minutos. Retire e deite num frasco esterilizado e cubra com os restantes 50 ml de brandy.

7 comentários:

FM disse...

Sem comentários! Mesmo. Simples e absolutamente delicioso.

maria joão moreira disse...

Adoro cerejas... tenho a ideia de que a vida começa e acaba em cada cereja saboreada... e fico sempre triste quando pressinto que estão a partir. Ainda bem que, no teu caso, esta partida é sinónimo de um outro reencontro!

Moira - Tertúlia de Sabores disse...

Posso levar uma cerejinha?
Prometo que não mancho o vestido branco, e se sujar que mais dá? Fica o prazer de comer mais uma cereja antes que a época chegue ao fim.
Bj

Babette disse...

Deve ser uma delícia!... Chegará a Agosto?
Babette

Blondewithaphd disse...

A falta que esta receita me fez quando me deram baldes de cerejas...

mfc disse...

Este reviver de um passado que foi doce e atento, sempre nos faz sorrir!

Beijinhos,

Mané o bolo da Tia Rosa disse...

Olha que engraçado.. eu fiz ao brandy mas de maneira diferente http://obolodatiarosa.blogspot.pt/2011/08/cerejas-ao-brandy.html
Estas também ficaram com um excelente aspecto
:)