Toca um bocadinho para o teu padrinho ouvir. Todos os domingos o mesmo pedido. Toca aquela do Charlot. Ele sentava-se penosamente no banco forrado a veludo verde. Abria a tampa do piano e colocava a pauta no suporte. Suspirava. Os dedos pesados nas tecla, o ritmo, esse corria-lhe nos olhos que teimavam em fugir para a janela do jardim. Ele tem ido às aulas de piano? Perguntava o padrinho. A mãe dizia que sim. Com o mesmo jeito no queixo com que mentia sobre a idade dele no combioio. Ainda tem seis. E o revisor rolava os olhos desconfiados pela sua altura de oito anos. Sim, vai todas as quintas-feiras. O padrinho estendia o cálice que a mãe enchia com o licor de limão bem gelado. Faz bem, tem de praticar. Por detrás dos acordes desafinados ele via o filme da matiné de domingo. Ó mãe, eu não gosto de tocar piano. Eu gosto é de cinema. A mãe puxava-lhe as meias da farda até ao joelho. O padrinho faz gosto nisso. Por isso te deu o piano. Um acorde fora de tom. Tens de praticar mais, menino. E tens de tocar outras. É a musica do Luzes da Ribalta, pensava enquanto o pé lhe resvalava do pedal. Toda a gente que gosta de cinema já viu o filme, pensava. Que passava hoje de novo nos bombeiros. Ó mãe eu gosto é de cinema. Quando crescer quero ser realizador. E colocava os dedos em quadrado. O padrinho faz gosto no piano. E ele nem gosta de filmes. Deixa-te dessas ideias. O último acorde. Desafinado. O padrinho acenava em aprovação. A mãe sorria de alivio. E parecia-lhe que a sala escurecia. O sofá com mãe e o padrinho ficava a preto e branco. Tenho de lhe comprar um metrómeno. Dizia enquanto acendia outro charuto. Lá fora, o mundo corria a cores.
Deserto do Mundo, Abril de 2010
Trifle de Limoncello
500 g de queijo mascarpone
1 chávena de lemon curd
1 vagem de baunilha
100 ml de Limoncello
2 claras de ovo
100 g de açucar
250g de biscoitos de amêndoa
Bata o queijo mascarpone com as sementes da vagem de baunilha e o limocello. Bata as claras em castelo e junte o açucar. Bata durante 2 minutos. Junte ao creme de mascarpone. Triture os biscoitos. Numa taça deite no fundo o creme de mascarpone, depois umas colheradas de lemon curd e por cima os biscoitos triturados. Faça camadas sucessivas, terminandp com mascarpone.
6 comentários:
Tenho de confessar que, antes de te ler, vou ver a receita. E esta parece-me ser daquelas em que lambemos qualquer pedacinho...
;))))))
Uma sugestão a reter.
Como fizeste o teu curd??
O limoncello é de compra ou foi feito por ti?
Olá Mané
O limocello é de compra mas o lemon curd é esta receita aqui:
http://come-chocolates.blogspot.pt/2011/10/anunciacao.html
bjs
Que delicia de sobremesa, levo comigo esta sugestão
beijinho!
é sempre uma delicia ler-te, a cores ou a preto e branco. :)
A velha receita de sermos o que os outros acham que é o melhor para nós!
E que continua a acontecer!
A perfeição de um conto...
Beijos
Enviar um comentário