sexta-feira, fevereiro 10

Dafundo


O meu filho não passava sem casca de laranja a acompanhar o café. Dizia-lhe D. Natércia enquanto cortava o alinhavo com os dentes. A luz entrava a jorros pelo vidro martelado da marquise. O barulho da máquina de costura marcava o passar do tempo. Gustavo. A fotografia na moldura de estanho em cima da mesinha da sala. Gostava que o tivesses conhecido melhor. Dizia-lhe D. Natércia. Dele só se lembrava do barulho da chave na porta. Olá mãe, e o vulto de cabelo quase ruivo a sumir-se ao fundo do corredor. Mas conhecia-lhe a história, os gostos e hábitos pela voz de D. Natércia, enquanto chuleava as peças de tecido. Como se os olhos de um verde indefinido ganhassem vida para além da fotografia da mesinha e estivessem ali sobre ela, sobre os seus dedos picados pela agulha. Gustavo, dizia baixinho, adoçando-lho o nome na boca, que as coisas repetidas muitas vezes se tornam verdade. E sentia-lhe o cheiro das camisas, ainda penduradas no armário do quarto onde provavam as clientes. Acariciava-lhe o tecido, enquanto as senhoras se mudavam, e imaginava-lhe o toque da pele. Gustavo. Um eléctrico apanhara-o mesmo à porta do Aquário Vasco da Gama. Ao menos não sofreu, dizia D. Natércia enquanto disfarçava as lágrimas com a rinite alérgica. Tens umas mãos de fada, rapariga. Gostava que o tivesses conhecido melhor. E ela sorria, sempre que lhe deixava flores na campa. Com todo o meu amor.

Casca de laranja cristalizada



Casca de 3 a 4 laranjas
250 g de açúcar
250 ml de água
50 g açúcar granulado
Chocolate em barra

Corte as cascas de laranja em tiras muito fininhas. Ferva-as por três vezes sucessivas. Depois num tachinho, leve-as ao lume com o açúcar e a água. Deixe em lume brando até secar a calda. Depois deite-as num tabuleiro forrado com papel vegetal, polvilhe-as com o restante açúcar e leve-as  ao forno pré-aquecido a 80º até secarem.
Se desejar mergulhe-as em chocolate derretido em banho Maria

Receita adaptada de  Leonor Sousa Bastos

13 comentários:

Caderninho de Receitas disse...

O ano passado tentei fazer estas laranjas e não saíram nada de jeito.
Estas parecem simples e fáceis. Vou ficar com a receita para voltar a tentar.
Bjs e obrigada pela visita ao nosso cantinho

Claudia Sousa Dias disse...

Gostei tanto...mais ainda da receita. Em casa da minha mãe não fará sucesso 8ela não gosta de laranja). Mas o meu Gustavo adora o contraste entre o doce e o amargo. Já sei o que preparar nop dia dos namorados.

beijinho e obrigada pela partilha. Não te esqueças de me avisar quando sair o livro com estas estórias e receitinhas tão apetitosas...

Babette disse...

Uma das minhas perdições... Mas nunca fiz. Compro sempre as da Arcádia ,)
Babette

mfc disse...

A idealização é necessária para que o luto se faça!!

Mané o bolo da Tia Rosa disse...

Ficaram com um aspecto delicioso

Blondewithaphd disse...

Acho que também vou fazer esta para dar vencimento às laranjas que me dão em quantidades astronómicas! Excelente ideia!!

Anónimo disse...

Comprei há pouco umas dessas da Arcádia, que foi as que me habituei a comer em miúdo e agora chegaram finalmente a Lisboa.

Laura Ferreira disse...

E eu gosto tanto da história... mais do que da laranja...

Luisa Alexandra disse...

Olá Cristina.
Venho agradecer a visita e o comentário no meu blog e dar-te os parabéns aqui pelo teu espaço.
Já me fiz tua seguidora e voltarei mais vezes para apreciar as tuas delícias!

anasbageri disse...

Como estas casquinhas desde pequena, são um dos meu doces favoritos.
Hoje saio daqui com um aperto no peito, mulher! Levo uns casquinhas para me animar pelo caminho,

um abraço

regina disse...

Adorei o teu cantinho :) é uma delícia
Beijinhos

Receitas para a Felicidade disse...

Nunca experimentei mas deve ser uma delicia, obrigada pela partilha


beijinhos e bom fim de semana!!

Artesanato feito a mão disse...

oiee....amei de paixão seu blog viu...principalmente essa receitinha da casquinha da laranja ....vou fazer mesmooooooooooooo...qdo puder me visite tbm...vou adorar receber sua visitinha e ter vc como minha amiga e seguidora tbm........bjim