No preciso momento em que as sombras se começam a encurtar pelo passar da manhã, o autocarro parte e a rua esvazia-se . Ficam apenas o homem do quiosque que arruma os jornais e os velhos do café que esperam a hora do almoço e outras horas de solidão. Há também um homem sentado na berma do passeio, que canta uma lengalenga sem sentido. O homem do quiosque manda-o calar. Chama-o pelo nome. O homem levanta-se e resmunga. Vai para casa, Gregório, repete, mas sabe que ele não tem casa. Só uma caixa de cartão com umas mantas que estende ao lado da serralharia. Uma mulher e uma criança aproximam-se da paragem. Ele segue-as. A mulher faz de conta que não vê. Vai para casa, Gregório. Ele encolhe os ombros e aproxima-se da mulher, cheiras bem. A mulher retrai-se com medo, o mesmo medo que tem do cães, enquanto a criança tira um resto de caramelo preso no céu da boca. Cheiras bem. A mulher olha para fim da rua. O autocarro que se aproxima parece-lhe longe. A criança desembrulha outro caramelo por detrás das pernas da mãe. Vai para casa, Gregório, diz o homem do quiosque. Irritado encolhe os ombros. Apanha uma beata do chão e mete-a na boca. O autocarro pára, cheiras bem, diz entre dentes. A rua esvazia-se de novo. O papel do caramelo esvoaça na calçada, enquanto Gregório finge que fuma.
(Deserto do mundo 2009)
Brownies com caramelo
5 ovos
225g de chocolate
125g de manteiga sem sal
150g de açucar
150g de farinha sem fermento
1 colher de chá de baunilha
1 colher de café de sal fino
para o caramelo:
1 chávena de açúcar
1/2 chávena de água
1 vagem de baunilha
500ml de natas
pitada de sal grosso
50g de manteiga sem sal
Derreta o chocolate com manteiga em banho maria e reserve. Bata os ovos inteiros com o açúcar e junte a mistura de chocolate. Junte a baunilha e o sal e no fim envolva a farinha.
Leve numa forma forrada com papel vegetal, ao forno pré-aquecido a 160º durante 20-25 minutos.
Leve as natas, a manteiga, o sal e as sementes de baunilha ao lume até levantar fervura. Apague o lume e deixe repousar. Leve o açúcar e água num tachinho até fazer um caramelo dourado, apague o lume e junte a mistura de natas. Leve de novo a lume brando durante 5 minutos. Deixe arrefecer por complecto e cubra os brownies com este caramelo.
9 comentários:
Suprema tentação!
Nada a ver mas fiquei com os poemas no ouvido e já fiz outro post :) Devia haver uma segunda edição, Cristina.
Beijinhos
Pobre do Gregório... se ao menos tivesse o consolo deste brownie ;)
Babette
O que estará por baixo desse caramelo? Algo húmido e crocante avizinha-se :)
Gosto do conto, claro. E lembro de alguns outros do deserto :))
Hummmm que maravilha de brownies.. :)
e o conto nem se fala.. adoro.. :)
Beijinhos e Páscoa Feliz
:)
Este bronwie será o consolo
:)
Tenho água na boca, e pronto é 12h00 e já estou cheia de fome ;)
que delicioso aspecto!
Com docinhos destes, quem precisa de amêndoas?
Votos de uma Páscoa Feliz
Beijinho
Ha blogs que adoramos. Ha posts que nos deixam agarrados ao ecrã. Consegues ter o dom de bisar! Adorei, adoro chocolate, adoro caramelo! Adoro! Uma excelente Páscoa!
Enviar um comentário