segunda-feira, setembro 5

Dos sorrisos

Evitava sorrir por causa dos dentes. Encavalitados uns nos outros, cada um do seu tamanho. Sempre que soltava uma das suas gargalhadinhas tímidas colocava a mão à frente da boca, ao mesmo tempo que baixava os olhos, como que a pedir desculpa.  Evitava sorrir por causa dos dentes, mesmo quando via o primo, quem amava desde a infância.  O primo, dono de uma gargalhada grave de quem já tinha visto o mundo, afagava-lhe o rosto corado e chamava-a minha linda. Ela com uma das mãos escondendo os dentes disformes, apontava-lhe o prato azul com o bolo de chocolate que ele tanto gostava. Sobrou esse da encomenda, dizia. Ainda te falta muito, perguntava o primo. Ela corava de novo. Um pouco, respondia. Para que o dinheiro que juntava da venda dos bolos lhe pudesse pagar uns dentes novos. E imaginava-se, sorrindo para um primo enlevado,  com uns dentes certos e brancos. Tão brancos quanto o vestido com que se imaginava. Mas nunca chegou a ter os seus dentes novos. Não se soube se fora por os bolos terem rendido pouco, ou se por o primo ter casado com uma rapariga de sorriso rasgado. Já tinha setenta anos quando, à cabeceira do primo que morria com uma doença de fígado, ele lhe pediu um beijo. Ela ainda levantou a mão para tapar a boca, mas deixou-a no rosto amarelado dele enquanto o beijava. Ele sorriu e sussurrou-lhe ao ouvido. Sabes a chocolate, Marilia.





Corações de chocolate

Ingredientes:
200g de chocolate em tablete
150g de açucar
100g de manteiga sem sal
100g de farinha
4 ovos inteiros

Pré-aqueça o forno a 200º.Derreta o chocolate com a manteiga, em banho maria. Bata os ovos com o açúcar e junte a mistura de chocolate. Adicione a farinha peneirada. Deite em forminhas untadas com manteiga e polvilhadas com farinha e leve ao forno 8-10 minutos. Sirva os bolinhos ainda mornos.

9 comentários:

Isabel J. disse...

Um beijo, dado com coração de chocolate, nunca vem tarde! :)

Adorei! :*

mfc disse...

A ternura tardia que fez sorrir um coração que esperou demasiado tempo.

Carlos Barbosa de Oliveira disse...

Mudou de endereço, mas os seus posts mantêm a qualidade e o enlevo de sempre, Cristina
Obrigado pela visita no meu aniversário

© Piedade Araújo Sol disse...

C.

não conhecia este teu espaço.

gostei muito desta receita que me parece simples e apetitosa.

boa semana!

beijinho

Mar Arável disse...

Vergo-me

perante tanta doçura

Claudia Sousa Dias disse...

Gostei. Muito.

gasparzinha (susana gomes) disse...

É a primeira vez que venho aqui e gostei muito de te ler. Parabéns !
:)
Bjs

MJ With Love disse...

Olá! Só vim dizer que experimentei e, embora não tenha ficado com tão bom aspeto, ficou delicioso! Já é uma receita para repetir.
Se quiser ver, ficou assim: http://mjwithlove.blogspot.pt/2012/10/de-sabados-assim-e-que-eu-gosto.html

xo

foodwithameaning disse...

Saber que sendo ficção este texto repete-se na realidade com mais ou menos pormenores e diferenças geográficas. Muito bom, como sempre!
A sobremesa, essa, deve ser um vulcão de chocolate. Como eu gosto de coisas assim.
Beijinhos.
Patrícia