sexta-feira, outubro 12

Trigonometria


Seno é razão entre o cateto oposto e a hipotenusa. Espero que valha o dinheiro que lhe pago, dizia-lhe a mãe enquanto lhe servia o prato viscoso de flocos de aveia. Tens de te alimentar, ninguém pensa em jejum, dizia-lhe ao primeiro trejeito da boca. Espero  que valha o dinheiro que lhe pago,  repetia enquanto ele engolia agoniado a papa acinzentada. A mãe escolhera-a por levar mais barato que os outros explicadores de matemática. Uma rapariga andrógina que desenhava círculos perfeitos nas folhas brancas. O cosseno é a razão ente o cateto adjacente e a hipotenusa.  Debruçava o colo seco sobre ele  e com o indicador percorria o circulo trigonométrico. Cheirava a sabonete barato e a tabaco e tinha uma caligrafia perfeita. Tinha uns olhos profundos num rosto feio e um sorriso fácil. Tangente é a razão entre o cateto oposto e o cateto adjacente. Bebia café por uma caneca que a mãe, sempre de chinelos e cabelo por pintar, lhe trazia. Depois da mãe sair ela fechava a porta num gesto seco e em circulo, que acabava no tirar da t-shirt, invariavelmente branca.  Ele levantava os olhos do quadriculado vazio e parava-os no corpo leitoso e magro que ela lhe oferecia na cama de corpo e meio. A co-tangente define-se como inverso da tangente. Espero que valha o dinheiro que lhe pago. A boca ainda lhe sabia  a tabaco e sabonete. Vais sair em jejum? Faz-te mal.  Amo-te, dissera-lhe ontem depois dela tirar a t-shirt. Ela deitou-se sem  o olhar. Repete-me a fórmula fundamental da trigonometria.

Queques de pequeno almoço


2 ovos
50g de manteiga sem sal
80 g de açúcar amarelo
200ml de sumo de maçã
100g de flocos de aveia
180g de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
100g de framboesas congeladas
50g de amêndoas laminadas

Deite os flocos de aveia no sumo de maçã e deixe-os absorver  o sumo. Bata a manteiga amolecida com o açúcar e depois junte os ovos. Junte papa de aveia e sumo e depois a farinha, o fermento . Junte as framboesas ainda congeladas e envolva. Distribua o preparado por formas de queques e salpique com as amêndoas laminadas. Leve ao forno, pré-aquecido a 180º por 20 minutos ou até ficarem dourados.

7 comentários:

Maria disse...

Leve.... ao forno, deve ser. Por quanto tempo?

;)

CNS disse...

Sim, durante 20 minutos. Já está acrescentado na receita. Obrigada!

Manuela Teixeira disse...

Olá CNS,

Posso tirar com um para o pequeno almoço? É que estão magnificos para a primeira refeição do dia (e a + importante).

Bjnhos e um doce fds.

http://saborescomtempo.blogspot.pt/

Carlos Barbosa de Oliveira disse...

Excelente lição de Matemática :-)
Bom fds

Ginja disse...

Estão tão adoráveis estes muffins :)
Pela manhã, logo com um sorriso!
Um beijinho.

Maria disse...

Cristina, gostei imenso. Estes queques sao perfeitos.
Beijo
Maria

Blondewithaphd disse...

Esta para mim já é um bocadinho mais difícil. Tem muitos passos e eu faço sempre muita batota:) Mas devem ser deliciosos!