quarta-feira, setembro 28

Natividade


Hoje está um belo dia para morrer, disse enquanto ajeitava cuidadosamente as pregas da saia. Ele sentado ao lado dela deu-lhe uma palmadinha na mão sorrindo. É capaz, é capaz. A mulher de quarenta anos repreende-a. Que conversa é essa, não diga isso, enquanto lhe deita o açúcar na chávena. Só uma colher. Do outro lado do muro passa lentamente uma camioneta carregada de uvas. Cheira a mosto, diz o homem velho. Digo, insiste a mulher velha enquanto tapa a chávena antes da segunda colher de açúcar. Hoje visitaram-me os meus filhos e já me telefonaram os netos. Todos menos o que está na Alemanha. Morria feliz. A mulher de quarenta anos parte-lhe uma fatia de bolo. A luz de Setembro dobra-se devagar na curva da estrada. O homem tira pacientemente as amêndoas da cobertura com a ponta do garfo. Não diga isso, que conversa, está um dia tão bonito. A mulher velha afasta delicadamente o prato do bolo, sorrindo. Estou em paz, por isso hoje seria um belo dia para morrer. O velho engole uma garfada de bolo. Cheira mesmo a mosto.





Bolo de licor de amêndoa amarga





Ingredientes:

200g de açúcar
150g de manteiga sem sal
5 ovos inteiros
125g de amêndoa moída
200 g de farinha sem fermento
1 colher de chá de fermento em pó
200g de alperces secos + 1 colher de sopa de farinha
60 ml de licor de amêndoa amarga
75g de amêndoa laminada

Para a cobertura
4 colheres de sopa de açúcar em pó
2 colheres de sopa de licor de amêndoa amarga

Toste ligeiramente as amêndoas laminadas numa frigideira e reserve. Bata o açúcar com a manteiga até ficar uma mistura bem cremosa e junte os ovos inteiros. Junte a amêndoa moída, o licor de amêndoa amarga e a canela e misture bem. Junte a farinha peneirada juntamente com o fermento e por fim os alperces previamente picados e envolvidos na colher de sopa de farinha. Envolva tudo cuidadosamente. Deite numa forma redonda, untada com manteiga e polvilhada com farinha e no fim polvilhe a massa com as amêndoas laminadas. Leva a forno previamente aquecido a 180º durante cerca de 40 minutos.
Faça a cobertura misturando o açúcar em pó com amêndoa amarga e verta por cima do bolo, depois de desenformado.

7 comentários:

Isabel J. disse...

Morrer em paz e um bolo.... que mais podemos pedir?? :)

Mais um delicioso, Cris!

:*

Blondewithaphd disse...

Deve ficar uma coisaaaaaaaaa... (esse passo de dourar a amêndoa é que me preocupa no meu caso de esturricadora nata de substâncias comestíveis...).

mfc disse...

Um conto de uma melancolia imensa... e terno, apesar de triste!
... ou apenas real?!

Mar Arável disse...

Sempre bom passar

por aqui

Carlota e a Turmalina disse...

Aqui minha avó, que eu não conheci, fazia licor de amêndoa amarga.Nunca provei, mas pela minha mãe, sei que tem gosto de saudade.Obrigada por colocá-lo agora em alta conta e posição :o)

Elvira disse...

Que blog fantástico! Parabéns! Como é que ainda não conhecia esta pérola...? :)

Beijinhos.

Susana disse...

Realmente tens um blog delicioso, delicioso tanto de paladar como de leitura que faz bem ao espírito. Adorei esse bolo... encantada.

Beijinhos