sexta-feira, fevereiro 22

A Pequena dos Chocolates (Tabacaria- I)



Bizarro. Murmuro enquanto olho para a biqueira dos sapatos. Finjo que não o vejo enquanto como os chocolates que compro todas as sextas feiras na Tabacaria. Quantos? São dois,  respondo, e o dono da Tabacaria coloca-os dentro de um  pacote de papel pardo. Bizarros, os olhos do homem da mansarda que me olham por detrás dos óculos redondos. Tive uma tia, de voz estridente, a quem os erres saíam enrolados com o ruído supérfluo  de quem lhe desconhece o significado . Bizarro. Vejo-o de olhar debruçado sobre nós. Sobre mim. E estremeço. Cada chocolate vem embrulhado em papel de prata, que a minha mãe alisará cuidadosamente com o polegar. Para marcar os livros que nunca lê. Limpo o canto da boca e o homem da mansarda, olha-me com a opacidade de quem pensa noutra coisa. É doido, dirá a minha mãe quando estiver a alisar a quase prata ao som do  meu relato.  Não o acho doido. Nem louco. É apenas o bizarro homem da mansarda. E enrolo a palavra na minha boca na busca do nome que não conheço. Dizem que escreve poemas. Não me escolherá um homem que saiba fazer versos. O que me escolherá, será decerto um homem pardo, de palavras de fazenda barata.  Na minha rua, a ambição dobra-se nas gavetas do enxoval antes que chegue a humidade do versos e outros delírios. Na minha rua, a poesia ganha cheiro a bafio. Guardo o  chocolate que sobrou. Para a minha mãe. Devias poupar para comprar pano para o enxoval, dirá. Mas o pano de linho tem uma aspereza que o chocolate não tem. O chocolate aquece-me macio, a ausência de versos.  O homem sorri, não sei se para mim, ou nem sei sequer se a boca, que imagino de cera, realmente sorri. Recolho os olhos na biqueira dos sapatos enquanto o dono da Tabacaria que veio à porta, me pergunta. Conheces?  Digo que não. Faz-me medo. É um homem bizarro.

Cristina Nobre Soares               
Março 2012
 Festival do Chocolate de Óbidos, Espectáculo Come Chocolates Pequena  - Benvindo da Fonseca ( coreografia), Liliana Mendonça e Ricardo Freire ( bailarinos), Inês Fouto (atriz).



Papos de Anjo de Chocolate



300g de açúcar
300 ml de água
Casca de uma laranja
2 colheres de sopa de Grand Marnier


Papos de anjo

7 gemas + 1 ovo inteiro
1 colher de sopa de chocolate
1/4 colher de chá de fermento em pó


Leve a água com o açúcar num tachinho ao lume, junte a casca de laranja e deixe ferver durante 5 minutos. Deixe arrefecer complectamente. Junte as duas colheres de Grand Marnier.

Pré-aqueça o forno a 180º.Bata as gemas e ovo inteiro até triplicar de volume. Peneire o cacau e o fermento e envolva cuidadosamente. Unte forminhas de queque com manteiga e leve ao forno por 5 minutos.
Mergulhe os papos de anjo na calda fria.

Receita adaptada de Leonor Sousa Bastos

11 comentários:

Tertúlia da Susy disse...

Bem!!! É de ficar com água na boca :)
Kiss, Susana

Sandra Mendes disse...

Adoro chocolate...muuuito bom...
Dediquei-lhe um miminho no meu blogue...espero que goste!!

http://ssomethingsweet.blogspot.pt/

Bjs
Sandra

Salsa Verde disse...

Olá Cristina,
Fico sempre deliciada quando aqui venho, não só pelas iguarias mas sim, e principalmente, pelos fabuloso textos. Parabéns!!
Beijinhos grandes e bom fim de semana,
Lia.

Chef de Algibeira disse...

O que é esta maravilha??? que bom aspecto.. :)
beijinhos

Su Delícia disse...

Que belo aspecto, e bela estória!
Beijinhos
http://sudelicia.blogspot.pt

Maria disse...

Estas receitas deviam ser proibidas...

:)

Mané o bolo da Tia Rosa disse...

Concordo com a Maria :)
Bfds

Inês Ginja disse...

Delicioso passar por cá Cristina! Os belos textos e as receitas de crescer água na boca :)
Adorei os papos de anjo versão chocolate.
Um beijinho.

Mena Lopes disse...

Adoro passar por aqui Cris! Adoro os textos, a maneira como escreves... e depois para colmatar, cataprum... um pedaço de tentação!! Simplesmente deliciosos!
Beijinhos e bom fim de semana!
Mena

http://asaventurasdeumamama.blogspot.com

Sofia Loureiro dos Santos disse...

A meu convite para jantar já está online. Espero que gostem.
(http://defenderoquadrado.blogs.sapo.pt/941459.html)

Blondewithaphd disse...

Ai, que me está já a dar uma coisinha má... Até papos de anjo aqui aparecem!!! E de chocolate!!!